Pesquisadores

COORDENADORES DE CADA EIXO

EIXO 1: DARLEI DALL’AGNOL

Darlei Dall ‘Agnol é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação (1983-1986) e Especialização (1987) em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (RS) onde também atuou como professor (1987-1993). Cursou Mestrado em Filosofia na UFRGS (1988-1992) e Doutorado em Filosofia na University of Bristol (PhD, 1996-2000), Inglaterra, com trabalhos na área da Ética. Fez estágio de pós-doutorado em metaética na University of Michigan in Ann Arbor, US (2006-7), onde iniciou o desenvolvimento de uma nova epistemologia moral, a saber, o Cognitivismo Prático, e em bioética no Centre for Practical Ethics da University of Oxford, UK (2015-6) onde aplicou-o a questões de ética prática explicitando as implicações de um saber-como cuidar, por exemplo, respeitosamente. Foi chefe dos Departamentos de Filosofia da UCS e da UFSC e Coordenador do Néfipo – Núcleo de Ética e Filosofia Política da UFSC. Atuou também na Coordenação do Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado) da UFSC de 2008 a 2012. Fundou e foi o primeiro editor das revistas Conjectura e Ethic@ (QUALIS A2) e, hoje, coordena a Série Ethica pela EdUFSC. É autor de vários livros, artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Entre 2016-21, participou do Consórcio Global de Pesquisa O3: Our Brain, Our Selves Our Our Word, liderado pela Oxford University (http://o3brain.org/). Recentemente, apresentou uma série de conferências na Michigan State University sobre “Respectful Care in Bioethics and Neuroethics” com apoio da Fulbright (Exchange Visitor Program -CIES) que resultou no livro Towards Neurobioethics (Newcastle, CSP, 2020). Desde 2004, é pesquisador do CNPq (1B) desenvolvendo, hoje, projeto sobre BIOÉTICA E FILOSOFIA DA MEDICINA. Atualmente, é membro do Conselho de Ética em Pesquisa da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina (CEPSES-SC) e participa do consório KANTinSA (Kant in South America) financiado pela União Européia e por agências sulamericanas de pesquisa.

Link para o Currículo Lattes

EIXO 2: ALCINO EDUARDO BONELLA

Alcino Eduardo Bonella é professor titular de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre (1995) e doutor (2000) em filosofia pela UNICAMP, realizou estágio de pós-doutorado na UFMG (2005) e dois estágios de pós-doutorado na Faculdade de Filosofia da Universidade de Oxford, Inglaterra (2005 e 2011). Dedica-se ao ensino e pesquisa sobre racionalidade, normatividade, valor da vida e problemas de ética prática (pesquisa com seres humanos e animais, aborto, eutanásia, saúde pública, pobreza, estatuto dos animais, e outros). É professor dos programas de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da UFU, e da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da UFU. É coordenador do Grupo de Estudos em Ética (UFU/CNPq) e do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ética Animal (UFU/CNPq). É membro da IAB (International Association of Bioethics), do Grupo de Trabalho de Ética da ANPOF (Associação Nacional de Pós em Filosofia), do Núcleo de Pesquisa em Ética Prática (NuEP) da UFSC e da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR). É autor do livro “Viver e Morrer Bem, ensaios de Bioética”, e de dezenas de artigos e capítulos em revistas e coletâneas. Dirige um quadro semanal (“quem sabe faz a hora”) na Rádio Universitária da UFU (FM 107,5) sobre ética cotidiana e altruísmo, dentro do programa Trocando em Miúdos. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2008.

Link para o Currículo Lattes

EIXO 3: MARCO ANTONIO OLIVEIRA DE AZEVEDO

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado (1994) e Doutorado (2003) em Filosofia pela mesma universidade. É atualmente Professor Adjunto II da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia desta universidade e professor nos cursos de graduação em filosofia e medicina da Unisinos. É médico do Hospital de Pronto Socorro (Porto Alegre/RS). Foi Conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CREMERS) de 2003 a 2008. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da do Hospital Mãe de Deus. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: ética geral e metaética, ética prática, incluindo bioética e ética médica, filosofia política, filosofia do Direito e teoria filosófica dos direitos humanos. Na área da filosofia aplicada, além de filosofia da medicina, também tem publicações e estudos em filosofia e ética dos esportes. Também tem interesse em filosofia da mente e atualmente estuda o conceito de pessoa. Estuda temas em filosofia da medicina, com foco na filosofia da abordagem centrada na pessoa (person-centered healthcare). Publicou artigos em revistas internacionais, como o Journal of Medicine and Philosophy e o Journal of Evaluation in Clinical Practice. Como médico, é especialista em Pediatria e em Medicina de Família e Comunidade, e atua também na área de medicina domiciliar. É autor do livro Bioética Fundamental (2002). Contribuiu com capítulos em livros de editoras internacionais, como Wiley Blackwell e Open Court. É membro e atual coordenador do GT de Ética da ANPOF. Foi associado à Hume Society e à SAP (Society for Applied Philosophy). Atua como Individual Partner do The Collaborating Centre for Values-based practice in Health and Social Care, da Universidade de Oxford (St Catherine’s College Oxford). Foi pesquisador Visitante (Plumer Visiting Fellow) no Saint Anne’s College, Universidade de Oxford (Reino Unido) (2012-13), com estágio pós-doutoral financiado pela CAPES. É pesquisador PQ2 do CNPq.

Link para o Currículo Lattes

EIXO 4: MARCELO DE ARAUJO

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade de Konstanz (Alemanha, 2002). Atualmente é Professor Associado de Ética da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Departamento de Filosofia), e professor Associado IV de Filosofia do Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Faculdade de Direito). Publicou em diversas áreas da Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia do Direito, Bioética, e Filosofia Política. É Pesquisador do CNPq com Bolsa de Produtividade desde 2007 e “Cientista do Nosso Estado” (FAPERJ) desde 2019. Teve projetos de pesquisa financiados pelo DAAD (2005), CAPES (2013), Fundação Alexander von Humboldt (2007-2008; 2014; 2018), e FAPERJ (2014-2016; 2019-2020). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Konstanz (2005; 2007-2008; 2014, 2018 e 2019), e na Universidade de Oxford (Oxford Uehiro Centre for Practical Ethics, 2013). Coordenou projeto de cooperação internacional com a Universidade de Birmingham (FAPERJ, 2014-2016) e atualmente coordena projeto de cooperação acadêmica com a Universidade de Graz (Áustria, Erasmus Plus International). Membro da equipe de pesquisadores que integraram o Projeto Sienna (“Stakeholder-Informed Ethics For New Technologies With High Socio-Economic And Human Rights Impact”, Comissão Europeia e UFRJ, 2017-2021). Marcelo de Araujo é também autor de vários artigos de divulgação científica, tendo ainda contribuído para diversas matérias jornalísticas a respeito de temas que tratam das implicações éticas e legais decorrentes das novas tecnologias. Atua também Embaixador Científico da Fundação Alexander von Humboldt no Brasil (1 de maio de 2020 a 30 de abril de 2023). Foi Professor Visitante no Departamento de Filosofia da Universidade de Bochum, Alemanha, no semestre de inverno de 2019.

Link para o Currículo Lattes